Live realizada pela entidade de classe Fenapro e os Sinapros

Na última quarta-feira, dia 16 aconteceu a Chacoalhada, live realizada pela entidade de classe Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e os Sinapros (Sindicato das Agências de Propaganda).

O tema abordado na live foi o Projeto de Lei 2630/2020, mais conhecido como a Lei das Fakes News.

A proposta da Coalizão de 27 entidades da comunicação social e empresas de publicidade, propaganda e marketing chamada Liberdade com Responsabilidade foi apresentada aos associados da FENAPRO pelos especialistas Dudu Godoy, presidente do Sinapro SP e vice-presidente da Fenapro; Mario D’Andrea, presente da Abap e ex-presidente da Dentsu Brasil; e Marcelo Bechara, diretor de relações institucionais e regulação de mídias do Grupo Globo.

Dudu foi o primeiro a falar e abordou os principais pontos da proposta que busca através da transferência publicitária e a remuneração de jornalistas citando casos pelo mundo. Mário falou em seguida de como as plataformas atuam e de serem empresas de comunicação inclusive reconhecidas através de premiações. Mário também falou da importância da indústria de comunicação e publicidade no país e seu sucesso.

Já Marcelo Bechara encerrou a apresentação falando de como a internet mudou desde os anos 90 deixando de ser uma via de mão única pra ser uma ferramenta de múltiplas conexões. Lembrou que estamos entrando na era do 5G e que outras mídias como rádio e televisão também passaram por transformações e leis. Falou da publicidade baseada no engajamento dos conteúdos, citando a exposição dos internautas a conteúdos de terraplanistas ou contra campanhas de vacinação.

Bechara ainda abordou que a indústria não trabalha por proibir a publicidade na internet, mas deixá-la mais transparente. Marcelo Bechara também reconheceu a importância das empresas de tecnologia chamadas big techs e que não é mais possível viver sem elas. O debate foi todo conduzido por Daniel Queiroz, da Fenapro, que fez perguntas aos participantes.

Dudu, Mario e Marcelo Bechara concluíram convocando o mercado de profissionais e grupos de publicidade e propaganda para conversar com os parlamentares sobre as propostas da Coalizão e se dispuseram a estar juntos nesse diálogo com o deputados e senadores.

O site liberdaderesponsabilidade.com.br foi apresentado por Dudu e traz as sete propostas dos empresários. Mário e Marcelo Bechara ainda expressaram que a lei brasileira pode ser um exemplo para outros países.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo