Categories: Noticias

O economista e ex-Presidente da Anatel, João Rezende, entrevistou Marcelo Bechara para o Canal Lugar da Fala

Marcelo Bechara defendeu o entendimento do STF sobre a inconstitucionalidade do chamado Direito ao Esquecimento. Rezende questionou Bechara como esse tema impactavas fakes news e a privacidade. O advogado afirmou que para a internet o passado não existe. Contudo, que excessos podem ensejar indenizações.

Sobre fake news, Marcelo Bechara lembrou que a primeira mentira vem do pecado original quando a serpente enganou Adão e Eva a comer a maçã. Mas que com o uso dos dados e redes sociais direcionar mentiras podem ser potencializadas e viralizacao.

O advogado abordou a Infodemia, campanhas antivacinacao e outros malefícios da rede. Rezende perguntou a Bechara sobre os recentes vazamentos e questionou se ainda è possível respeitar a privacidade. Marcelo Bechara entende que é possível corrigir.

O especialista lembrou que os vazementos sobre a NSA EM 2013 levaram o Brasil à liderança do tema de governança da internet e o Marco Civil. Logo após Europa assume através do debate da privacidade e o Brexit e hoje está na Oceania em razão do massacre contra mulcumanos na Nova Zelândia em 2017.

Bechara falou que as pessoas ainda são lenientes com seus dados. Ele acredita que com o tempo as pessoas se tornam mais vigilantes. Bechara defendeu que a ANPD deveria ter um estatura de agência reguladora e que ela deverá se impor para reprimir vazamentos.

Marcelo lembrou que o Brasil era usado como spammers por países estrangeiros. O economista João Resende abordou a crise do jornalismo local e regional. Bechara mostrou preocupação com os chamados desertos de notícias, ambientes sem o jornalismo local.

Bechara falou das consequências pra a democracia. Ao final João e Bechara trataram do futuro do jornalismo e da remuneração de seus conteúdos a exemplo do que acontece em países da Europa e na Austrália.

Bechara defendeu que também no Brasil o tema seja debatido e que entende que isso acontecerá. O advogado explicou a diferença entre música, filmes e notícias. Ele mostrou preocupação com a apropriação pelas ferramentas de busca.

João Rezende falou da atuação da ANJ – Associação Nacional dos Jornais sobre remuneração do Brasil. Bechara acha que a tendência é global.

O video foi publicado no portal Pacocacomcebola.com.br

Marcelo Bechara

Recent Posts

A Internet Morta e a IA Viva

Pessoalmente, não sou adepto de teorias da conspiração, mas vou recorrer a uma específica de…

6 dias ago

Seu desejo é uma ordem

No belo filme AI – Inteligência Artificial de 2001, dirigido por Steven Spielberg e adaptado…

8 meses ago

A lei do atrito e a inconstitucionalidade do art. 19 do Marco Civil da Internet

Imagine um objeto em um cenário desprovido de atrito, onde desliza sobre uma superfície sem…

9 meses ago

Suprema Internet

Marcelo Bechara /Diretor de Relações Institucionais e Regulação do Grupo Globo Thaís Marçal / Especialista…

2 anos ago

SOCIEDADE DESCENTRALIZADA PARTE IV: TOKENIZAÇÃO DE TUDO

No começo do ano escrevi sobre a tendência que observaria ao longo de 2022, a…

2 anos ago

SOCIEDADE DESCENTRALIZADA PARTE III: Vida Gamificada

Meu primeiro videogame foi o Atari. Lembro do meu irmão e eu fascinados com aqueles…

2 anos ago