Categories: Noticias

Regulação 3.0

Há 10 anos escrevi na Folha de São Paulo sobre a importância de uma regulação do setor de telecomunicações não apenas focada na certeza do presente, mas com a necessária visão ajustada para o futuro.

Regulação 2.0 trouxe a minha percepção sobre a atuação para os próximos anos da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel mais “focada nas políticas de acesso às redes de alta velocidade, na isonomia entre agentes e, sobretudo, no trato de usuários cada vez mais maduros e exigentes”.

O artigo, publicado para o 13º aniversário da agência, já pontuava o consumidor como protagonista e usuário dos múltiplos serviços e tecnologias, bem como também considerava a dinamicidade das telecomunicações ao vislumbrar uma Anatel “cada vez mais de telecomunicações e menos de telefonia”.

Após uma década, esse caminho foi percorrido não apenas por esses pontos, mas também por muitos outros. O 3G e o 4G se consolidaram, o consumidor passou a contar com canais de comunicação mais eficazes e aplicativos. Siglas como TAC, PGMC, SNOA, GIRED, EAD, RGC e PERT saíram do imaginário para o mundo real, assim como a mudança estrutural que modernizou a agência.

Os ganhos e os resultados positivos só não foram mais expressivos porque mudanças na Lei Geral de Telecomunicações – LGT e na Lei do Fundo de Universalização das Telecomunicações – Fust aconteceram outro dia. Nossas atenções agora se voltam para o aguardado Regime Especial de Tributação para a Internet das Coisas – IoT.

Com apenas 13 anos de existência em 2010, a Anatel ainda buscava seu amadurecimento. Hoje, aos 23, atingida a maioridade, seu papel e reconhecimento pela sociedade reafirmam sua excelência, inclusive nos fóruns internacionais.

Ver o artigo completo neste site

Marcelo Bechara

Recent Posts

A Internet Morta e a IA Viva

Pessoalmente, não sou adepto de teorias da conspiração, mas vou recorrer a uma específica de…

3 meses ago

Seu desejo é uma ordem

No belo filme AI – Inteligência Artificial de 2001, dirigido por Steven Spielberg e adaptado…

10 meses ago

A lei do atrito e a inconstitucionalidade do art. 19 do Marco Civil da Internet

Imagine um objeto em um cenário desprovido de atrito, onde desliza sobre uma superfície sem…

11 meses ago

Suprema Internet

Marcelo Bechara /Diretor de Relações Institucionais e Regulação do Grupo Globo Thaís Marçal / Especialista…

2 anos ago

SOCIEDADE DESCENTRALIZADA PARTE IV: TOKENIZAÇÃO DE TUDO

No começo do ano escrevi sobre a tendência que observaria ao longo de 2022, a…

2 anos ago

SOCIEDADE DESCENTRALIZADA PARTE III: Vida Gamificada

Meu primeiro videogame foi o Atari. Lembro do meu irmão e eu fascinados com aqueles…

2 anos ago